Expositores satisfeitos, público qualificado e muitos negócios concretizados refletem o êxito desta edição.
Seis dias de emoção, adrenalina e recordes. Profissionais do setor, adultos, jovens e crianças compartilhando o espaço entre os corredores do Anhembi para ver de perto o que a indústria de duas rodas tinha de novo para mostrar. Este foi o cenário da 11ª edição do Salão Duas Rodas (Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), realizada de 4 a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi,em São Paulo, que esse ano superou a marca histórica dos 255.467 mil visitantes, o que consolida o evento como o maior da América Latina.
Os números não surpreendem os organizadores, pois as projeções da SPTuris já apontavam que desses 255.467 mil visitantes esperados para a feira, 25 mil são de fora da capital, a maioria do interior do Estado de São Paulo. Ainda segundo as estatísticas da SPTuris, cerca de R$ 80 milhões são deixados pelos turistas, no período de realização do Salão Duas Rodas.
Esses dados só confirmam o que o setor já sabe – que o Brasil é o quarto produtor mundial e um dos principais mercados do mundo, não só em consumo, mas também em escala de produção. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em onze anos, a circulação de motos no país cresceu 336% e o Brasil tem em média uma motocicleta para cada 11,5 habitantes. “O Brasil tem hoje uma frota de 17 milhões de motocicletas e o sucesso do Salão Duas Rodas é reflexo da pujança do setor. Tivemos 445 expositores e dezenas de atrações para entretenimento dos visitantes, que vem se consolidando como um dos eventos de maior visitação na capital paulista”, revela Hércules Ricco, diretor da feira.
Resultados positivos para comemorar não faltam. São dois milhões de novas motocicletas a circular todos os anos, 140 mil empregos diretos gerados e investimentos de R$ 4,5 bilhões nos últimos cinco anos. A previsão para este ano é que a produção cresça 12,5% e as vendas cresçam 10% em relação a 2010. Segundo a indústria, o aumento do poder aquisitivo das classes C e D e a facilidade de crédito foram decisivos para a explosão do consumo.
Para o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, o sucesso desta edição é indiscutível. Além da presença maciça das fabricantes, fornecedores e investidores do segmento, o que rendeu boas rodadas de negócios, o evento mostrou ao público a grandeza de um setor cada vez mais relevante no processo de desenvolvimento do país, principalmente no que diz respeito à geração de empregos. “Houve uma positiva seleção natural e econômica das empresas expositoras, que trouxeram estandes maiores e mais qualificados, com produtos de maior valor agregado. O público também surpreendeu não só pelo grande número, mas pelo alto nível de interesse e por sua interatividade,” avalia.
Investimentos no Brasil
A transformação do Brasil em plataforma de exportação para as Américas, a partir de 2012, também contribuirá para o crescimento econômico do país. Durante o evento, grandes marcas anunciaram os planos de investimentos na produção local, com a abertura de fábricas e novas concessionárias.
O presidente da Kasinski confirmou que a empresa pretende aumentar para 14% o seu market share no mercado brasileiro até 2020. Nesse sentido, cerca de R$ 20 milhões já foram investidos na primeira unidade fabril de motos elétricas, situada em Sapucaia, interior do Rio de Janeiro. A capacidade de produção inicial da planta será de 10 mil unidades/mês.
O Nordeste, que já responde por 36% das vendas do atacado, segundo dados da Abraciclo, também ganhará reforço com a presença da Shineray Motos do Brasil. A empresa escolheu o Pólo Industrial de Suape, em Pernambuco, para sediar a nova montadora, que será inaugurada em 2013.
Outro importante anúncio foi feito pela DAFRA, que representa a marca italiana de motos Premium MV Agusta. A partir de 2012, a empresa passa a produzir motos de alta cilindrada de até 300cc, em Manaus.
E para aqueles que são fã da marca Harley-Davidson, ícone de gerações de apaixonados por motocicletas, o número de concessionárias será maior até o final de 2011. Além das oito concessionárias próprias, duas vão entrar em operação, sendo uma em Campo Grande e outra em Brasília.
Presença do público feminino
Outro aspecto que chamou a atenção foi o aumento da presença feminina no evento e a preocupação das empresas em agradá-las. Não é para menos, já que atualmente as mulheres respondem por 25% do volume de vendas no mercado brasileiro de veículos duas rodas.
Pesquisa da Abraciclo mostra que a inserção no mercado de trabalho e a necessidade de um meio de locomoção ágil, rápido, econômico e confortável são os principais motivos para atrair este público.
Ao visitar as novidades expostas era possível encontrar uma infinidade de produtos concebidos para atender as características e o gosto feminino. Entre as atrações específicas estava o Espaço Mulher, criado pela Yamaha, com serviços de manicure e massagista. Roupas, capacetes e luvas com estampas, cores e modelagem femininas também inundaram os estandes.
Trânsito seguro
As novidades para a segurança do motorista tiveram papel de destaque durante o evento. Para fomentar a segurança no trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contou com um espaço para desenvolver esta ação e reforçar a campanha “Dê preferência à vida. Respeite o Pedestre”.
E os lançamentos acompanharam essa linha. Os capacetes hoje são muito mais leves, resistentes e feitos com materiais que absorvem o impacto, reduzindo as chances de fratura e deslocamento ósseo durante a viagem. As viseiras de policarbonato – material resistente usado na blindagem de veículos – foram um dos principais lançamentos da Motovisor. A empresa é a primeira no Brasil a fabricar esse tipo de produto, que conta também com proteção UV nas lentes e tratamento antirrisco.
Jaqueta e colete agora também cumprem a função de airbag. A Denko apresentou o equipamento que, sob impacto de 30 kg, infla em poucos segundos. Já a Mondeo Magnetic trouxe para a feira a bota da linha Neon Motors, que capta a luz ambiente e, na ausência de luz, libera a luminosidade automaticamente, proporcionando maior visibilidade ao condutor em locais escuros.
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