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Antes de viajar calibre adequadamente os pneus de sua moto, em situação de utilização urbana, faça o mesmo no mínimo semanalmente.
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Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada. No caso de a viajem ter uma distância a ser percorrida maior que a quilometragem programada de substituição do óleo se programe para efetuar tal troca durante a viagem.
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Nunca viaje por mais de 01 (uma) hora sem parar para descanso, promovendo um “alongamento” e aproveitando para completar o tanque de combustível, mantendo-o sempre cheio, buscando sempre abastecer em posto de confiança, em relação à qualidade do combustível. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.
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Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma você não fechará os demais veículos.
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Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize a motocicleta de forma a não perder o equilíbrio necessário à sua segurança.
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Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado. Sinalize com seqüência intercalada de sinais com as setas de direção, ora para um lado ora para o outro.
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Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.
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Ande sempre atendo à possíveis manchas de óleo na pista, quando estiver se aproximando ou se distanciando de postos de abastecimento, já que é comum caminhões e carretas, derramarem involuntariamente este produto após abastecimento.
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Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue em até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.
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No início da chuva, fique atendo à condição de sujeira e óleo na pista, que aumenta possibilidade de deslize, havendo portanto necessidade de redução drástica de velocidade, para “assentar” a moto na pista.
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Antes do início da chuva, pare e “lave” a viseira do capacete de preferência com sabonete neutro ou “detergente”, evitando a presença da “gordura” deixada por insetos.
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Durante a chuva se permita sempre ver o “rastro” do pneu de sua Moto na pista. Se não acontecer é porque sua moto está aquaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.
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Regule o farol. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas oferecem gratuitamente.
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Segure o guidão com as duas mãos. Se necessitar retirar uma mão da manopla, estando em chuva pare sua motocicleta.
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Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros.
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Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.
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Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos. Em qualquer direção, inclusive carros.
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Sente-se em sua moto de forma confortável e que de a sensação de domínio do equipamento.
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Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?". Conheça totalmente sua motocicleta.
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Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.
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Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará a motocicleta "assentar" na pista.
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Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, e neblina (se tiver).
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Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para sua garupa.
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Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, sonado etc.
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Se fizer tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso
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