quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sem ofensas, por favor!!

Se quiser ofender um motociclista, chame-o de motoqueiro. Mas, esteja preparado para receber uma verdadeira aula sobre o que cada um representa... Seria preconceituosa a diferença? Não, é uma questão de consciência e de respeito às pessoas e às leis de trânsito.
Embora o termo motociclista ganhe cada vez mais relação com pessoas que integram motoclubes e são adeptas do motociclismo de estrada, há, acredite, motociclistas que também fazem da moto seu meio de ganhar a vida.
É o caráter que faz o motociclista e não a cilindrada da "máquina" que comanda... "O motociclista é consciente. O motoqueiro faz da motocicleta uma arma, que usa contra si e contra os demais. Basta observar o número de acidentes envolvendo motos no Brasil.
Eles costuram o trânsito, circulam sem capacetes ou até mesmo de chinelo, não respeitam a velocidade e, o que é pior...dão fama de baderneiro a todos que gostam deste veículo tão fascinante", explica o presidente do Motoclube Cobras do Asfalto, de Cascavel, Sandro Fadanelli.

O capacete é um item de segurança essencial; e obrigatório.

É justamente a baderna que os motoqueiros causam que sustenta a bandeira do preconceito contra quem faz uso da moto. Mas paralelamente, é crescente o número de pessoas que já diferenciam um grupo, do outro, e que percebem que atrás da pele muitas vezes tatuada, roupas nada comuns, sobre motocicletas menos ainda há gente mais responsável do que imagina...
É assim que pensa o motociclista Clovis Giusti, do Motoclube
Lobos do Oeste, o Bobi. "Nunca sofri algum tipo de preconceito, muito pelo contrário, é gratificante ver o carinho que recebemos nas várias localidades por onde passamos em nossos passeios e viagens". Segundo ele, o grupo é muito bem visto, inclusive, por entidades de classe, "tanto que constantemente realizamos atividades de cunho voluntário e assistencial, como a divulgação de campanhas beneficentes e participação em campanhas de vacinação".
Assim, pode-se dizer que motociclista é quem usa a liberdade que a motocicleta proporciona para o bem de todos, enquanto o motoqueiro não tem compromisso com nada. Nem ele mesmo...

NA ESTRADA

O motociclismo de estrada é um movimento que ganha cada vez mais adeptos, principalmente pela filosofia de vida que os integrantes pregam e pela organização dos motoclubes. Sair numa viagem dessas significa saber respeitar a hierarquia da organização na estrada e, se preciso for, ter humildade suficiente para acatar uma "bronca".

Equipado com todos os itens de segurança.

"Ocorre algumas vezes de um ultrapassar em faixa dupla e o grupo todo ser multado. É algo que sempre vai à discussão para ser evitado", explica Sérgio Bonatto, que faz parte do Cobras do Asfalto. Para ele, o entrosamento dos grupos entre si e com os demais é uma das melhores formas de mostrar que o preconceito está perto do fim e que o hobby forma, na verdade, uma TRIBO única.

fonte: Aldeia Cascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário